Perguntas Frequentes

1) Quando e onde vai acontecer o primeiro ROTA, Festival de Roteiro Audiovisual?

O Primeiro ROTA vai acontecer entre os dias 14 e 18 de agosto de 2017, na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, localizada na Rua da Alfândega, 5, Centro, Rio de Janeiro.

2) As inscrições no Concurso de Roteiros ROTA 2017 são pagas?

Não, todas as inscrições no ROTA 2017 são gratuitas.

3) Quem pode participar do Concurso de Roteiros ROTA 2017?

Podem participar do Concurso de Roteiro ROTA 2017 homens e mulheres maiores de 18 anos, residentes em todo o Brasil, que se enquadrem nas categorias estudante (qualquer escola, curso ou faculdade, com documentação comprobatória) ou iniciante (roteirista com até no máximo três roteiros de curtas-metragens filmados e exibidos em festival ou mostra de cinema, sem nenhum roteiro de longa exibido em festival ou mostra de cinema).

4) As inscrições na Mostra Competitiva de Curtas-metragens ROTA 2017 são pagas?

Não, todas as inscrições no ROTA 2017 são gratuitas.

5) Quem pode participar da Mostra Competitiva de Curtas-metragens ROTA 2017?

Podem participar da Mostra Competitiva de Curtas-metragens ROTA 2017 homens e mulheres maiores de 18 anos, residentes em todo o Brasil, que se enquadrem nas categorias estudante (qualquer escola, curso ou faculdade, com documentação comprobatória) ou iniciante (profissional de Cinema ou Audiovisual que tenha assinado até no máximo três roteiros de curtas-metragens filmados e exibidos em festival ou mostra de cinema, sem ter assinado nenhum roteiro de longa exibido em festival ou mostra de cinema).

6) Qual é o período de inscrições na Mostra Competitiva de Curtas-metragens ROTA 2017?

As inscrições para a Mostra Competitiva de Curtas-metragens ROTA 2017 estão abertas das 00h00 de 21 de maio até às 23h59 de 18 de junho de 2017, podendo o prazo de inscrições ser prorrogado, caso a organização do ROTA julgue necessário.

7) Qual é o período de inscrições no Concurso de Roteiros ROTA 2017?

As inscrições para o Concurso de Roteiros de Curtas-metragens ROTA 2017 estão abertas das 00h00 de 21 de maio até às 23h59 de 18 de junho de 2017, podendo o prazo de inscrições ser prorrogado, caso a organização do ROTA julgue necessário.

8) Quantos filmes podem ser inscritos na Mostra Competitiva de Curtas-metragens ROTA 2017?

Podem ser inscritos até 03 (três) filmes por participante na Mostra Competitiva de Curtas-metragens ROTA 2017.

9) Quantos roteiros podem ser inscritos no Concurso de Roteiros ROTA 2017?

Podem ser inscritos até 03 (três) roteiros por participante no Concurso de Roteiros ROTA 2017.

10) Que gêneros cinematográficos podem ser inscritos na Mostra Competitiva de Curtas-metragens ROTA 2017?

Serão aceitos filmes de ficção e documentários para participarem da Mostra Competitiva de Curtas-metragens ROTA 2017.

11) Roteiros de documentários podem ser inscritos no Concurso de Roteiros ROTA 2017?

Não. Nesta primeira edição serão aceitos somente roteiros de ficção no Concurso de Roteiros ROTA 2017.

12) Podem ser inscritos na Mostra Competitiva de Curtas-metragens ROTA 2017 filmes falados em outras línguas, além do português?

Não, apenas serão aceitos na Mostra Competitiva de Curtas-metragens ROTA 2017 filmes falados em português com, no máximo, expressões em outras línguas.

13) Podem ser inscritos no Concurso de Roteiros ROTA 2017 roteiros escritos em outras línguas, além do português?

Não, serão aceitos no Concurso de Roteiros ROTA 2017 somente roteiros em português com, no máximo, expressões em outras línguas.

14) Podemos inscrever filmes realizados em outros países na Mostra Competitiva de Curtas-metragens ROTA 2017

Não, apenas poderão participar da Mostra Competitiva de Curtas-metragens ROTA 2017 filmes provenientes do território brasileiro.

15) Qual é a duração máxima que um curta-metragem pode ter para participar da Mostra Competitiva de Curtas-metragens ROTA 2017?

Só serão aceitos curtas-metragens de até 20 (vinte) minutos incluindo os créditos para concorrer na Mostra Competitiva de Curtas-metragens ROTA 2017.

16) Quantas páginas pode ter um roteiro inscrito no Concurso de Roteiros ROTA 2017?

Cada roteiro pode ter até no máximo 20 (vinte) páginas na formatação profissional (padrão Master Scenes).

17) Em que formato um curta-metragem devem ser enviado para participar da Mostra Competitiva de Curtas-metragens ROTA 2017?

O formato exigido pelos organizadores da Mostra Competitiva de Curtas-metragens ROTA 2017 é o formato FULL HD para exibição.

18) Podem ser inscritos na Mostra Competitiva de Curtas-metragens ROTA 2017 filmes já exibidos publicamente?

Sim, filmes exibidos publicamente podem participar da Mostra Competitiva de Curtas-metragens ROTA 2017, contanto que não tenham sido exibidos antes do dia 1º de janeiro de 2015.

19) Como fazer a inscrição de um curta-metragem na Mostra Competitiva de Curtas-metragens ROTA 2017?

Para inscrever um curta-metragem na Mostra Competitiva de Curtas-metragens ROTA 2017, primeiro:
Baixe o Formulário de Inscrição na Mostra Competitiva do ROTA 2017.
Depois, envie um e-mail para rotamostra@gmail.com , anexando o formulário, os documentos listados no mesmo e também os documentos abaixo:
a. Se for estudante: cópia do RG e comprovante de matrícula em escola, curso ou faculdade. Esses documentos devem ser escaneados e enviados em formato PDF.
b. Se for iniciante: cópia do RG e Termo de Responsabilidade disponível no site do ROTA, devidamente preenchido, datado e assinado. Esses documentos devem ser escaneados e enviados em formato PDF.

20) Como fazer a inscrição de um roteiro no Concurso de Roteiros ROTA 2017?

Para inscrever um roteiro no Concurso de Roteiros ROTA 2017, primeiro:
Baixe o Formulário de Inscrição no Concurso de Roteiros do ROTA 2017.
Depois, envie um e-mail para rotaconcurso@gmail.com , anexando o formulário, os documentos listados no mesmo e também os documentos abaixo:
a. Se for estudante: cópia do RG e comprovante de matrícula em escola, curso ou faculdade. Esses documentos devem ser escaneados e enviados em formato PDF.
b. Se for iniciante: cópia do RG e Termo de Responsabilidade disponível no site do ROTA, devidamente preenchido, datado e assinado. Esses documentos devem ser escaneados e enviados em formato PDF.

21) Como se dará o processo seletivo de filmes na Mostra Competitiva de Curtas-metragens ROTA 2017?

O processo seletivo de filmes na Mostra Competitiva de Curtas-metragens ROTA 2017 compreende inicialmente as etapas de habilitação (verificação das condições exigidas para efetivação de cada inscrição) e a de seleção dos semi-finalistas [no mínimo 12 (doze)]. Essas duas etapas serão realizadas por uma Comissão de 05 (cinco) Curadores, composta por profissionais atuantes no mercado audiovisual.
Já a escolha dos 04 (quatro) vencedores da Mostra Competitiva de Curtas-metragens ROTA 2017 será feita de um lado, pelo Júri Oficial, formado por 04 (quatro) profissionais atuantes no mercado audiovisual e 01 (um) estudante de cinema ou comunicação, que escolherá seus candidatos aos Prêmios de Melhor Roteiro de Ficção do Júri Oficial e melhor Roteiro Documentário do Júri Oficial, e do outro, o Júri Popular, que será formado pelo público que votará escolhendo o Melhor Roteiro de Ficção do Júri Popular e o melhor Roteiro de Documentário do Júri Popular.

22) Quais serão os critérios de avaliação para a seleção dos filmes inscritos que efetivamente participarão da Mostra Competitiva de Curtas-metragens ROTA 2017?

A etapa de seleção dos semi-finalistas será realizada por uma Comissão de 05 (cinco) Curadores. Os critérios de avaliação e seleção dos filmes inscritos que participarão da Mostra Competitiva de Curtas-metragens ROTA 2017, atribuindo-se uma pontuação de 1 a 10 para cada item apreciado pelos Curadores da Mostra, serão:
a) Qualidade da estrutura narrativa,
b) Qualidade da construção de personagens,
c) Qualidade da construção de diálogos,
d) Qualidade, densidade e relevância da(s) protagonista(s),
e) Qualidade, densidade e relevância das demais personagens (quando houver).

23) Como e quando será feita a divulgação dos curtas-metragens semi-finalistas  na Mostra Competitiva de Curtas-metragens ROTA 2017?

A divulgação dos curtas-metragens semi-finalistas na Mostra Competitiva de Curtas-metragens ROTA 2017 será feita através do e-mail informado no formulário de inscrição e também de publicação no blog e nas redes sociais do ROTA (Facebook, Instagram, Twitter e G+), com data prevista para o dia 07 de agosto de 2017.

24) Quantas e quais serão as categorias premiadas na Mostra Competitiva de Curtas-metragens ROTA 2017?

Serão 04 (quatro) categorias premiadas na Mostra Competitiva de Curtas-metragens ROTA 2017:
a) Melhor Roteiro de Ficção do Júri Oficial,
b) Melhor Roteiro de Documentário do Júri Oficial,
c) Melhor Roteiro de Ficção do Júri Popular,
d) Melhor Roteiro de Documentário do Júri Popular.

25) Quais são os prêmios oferecidos pela Mostra Competitiva de Curtas-metragens ROTA 2017?

Os quatro ganhadores da Mostra Competitiva de Curtas-metragens ROTA 2017 receberão troféu e parecer resumido do Júri Oficial. Além disso, caso o ROTA consiga bater a meta do financiamento coletivo no Catarse, o vencedor de cada categoria receberá o valor de R$500,00 (quinhentos reais).

26) Como e quando será feita a divulgação dos ganhadores da Mostra Competitiva de Curtas-metragens ROTA 2017?

A divulgação dos quatro ganhadores da Mostra Competitiva de Curtas-metragens ROTA 2017 acontecerá na Cerimônia de Encerramento e Premiação do ROTA, dia 18 de agosto de 2017. Depois, o resultado será publicado no blog e páginas das redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e G+) do ROTA.

27) Como se dará o processo seletivo de filmes no Concurso de Roteiros ROTA 2017?

O processo seletivo de roteiros no Concurso de Roteiros ROTA 2017 compreende duas etapas:
a) Habilitação, quando será verificado se todas as informações e documentos obrigatórios foram enviados, bem como se os roteiros inscritos foram apresentados de acordo com a formatação profissional (Padrão Master Scenes). Apenas os projetos habilitados passarão para a etapa de seleção e serão avaliados.
b) Seleção: realizada em duas etapas, terá na primeira delas uma Comissão de Curadores, que irá eleger no mínimo 10 (dez) e no máximo 20 (vinte) roteiros semi-finalistas. Na segunda etapa de seleção, o Júri Oficial elegerá 05 (cinco) roteiros finalistas e dentre eles os 03 (três) roteiros premiados.

28) Quais serão os critérios de avaliação para a seleção dos roteiros inscritos no Concurso de Roteiros ROTA 2017?

Os critérios de avaliação e seleção dos roteiros no Concurso de Roteiros ROTA 2017 serão:
a) Qualidade da estrutura narrativa,
b) Qualidade da construção de personagens,
c) Qualidade da construção de diálogos,
d) Qualidade, densidade e relevância da(s) protagonista(s),
e) Qualidade, densidade e relevância das demais personagens (quando houver).

29) Como e quando será feita a divulgação dos roteiros semi-finalistas no Concurso de Roteiros ROTA 2017?

A divulgação dos roteiros semi-finalistas no Concurso de Roteiros ROTA 2017 será feita através do e-mail informado no formulário de inscrição e também de publicação no blog e nas redes sociais do ROTA (Facebook, Instagram, Twitter e G+), com data prevista para o dia 07 de agosto de 2017.

30) Quantas e quais serão as categorias premiadas no Concurso de Roteiros ROTA 2017?

Serão 03 (três) categorias premiadas no Concurso de Roteiros ROTA 2017:
a) Melhor Roteiro de Curta-metragem,
b) Melhor Diálogo,
c) Melhor Personagem.

31) Quais são os prêmios oferecidos pelo Concurso de Roteiros ROTA 2017?

Os 03 (três) ganhadores do Concurso de Roteiros ROTA 2017 receberão troféu e parecer resumido do Júri Oficial. Além disso, caso o ROTA consiga bater a meta do financiamento coletivo no Catarse, o vencedor de cada categoria receberá o valor de R$500,00 (quinhentos reais).

32) Como e quando será feita a divulgação dos ganhadores do Concurso de Roteiros ROTA 2017?

A divulgação dos 03 (três) ganhadores do Concurso de Roteiros ROTA 2017 acontecerá na Cerimônia de Encerramento e Premiação do ROTA, dia 18 de agosto de 2017. Depois, o resultado será publicado no blog e páginas das redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e G+) do ROTA.