Regulamento | Mostra Competitiva de Curtas-metragens (20/05/2017)

Regulamento da Mostra Competitiva de Curtas-Metragens (Versão de 20/05/2017. Para a versão atualizada, acesse esse link.)

1) OBJETIVO

1.1 A Mostra Competitiva de Curtas-metragens do ROTA 2017 tem o objetivo de promover, valorizar e qualificar bons filmes produzidos a partir de bons roteiros de estudantes e iniciantes nas categorias curtametragem ficção e curtametragem documentário, contribuindo com seu desenvolvimento e abrindo portas para sua eventual realização.

1.2 Por estudante entende-se o aluno que esteja devidamente matriculado em uma Escola, Curso ou Faculdade de Cinema ou Comunicação dentro do período de inscrição na Mostra Competitiva de Curtas-metragens ROTA 2017.

1.3 Por iniciante entende-se o profissional de Cinema ou Audiovisual que tenha assinado o roteiro de até 03 (três) curtas-metragens filmados e exibidos em festival ou mostra de cinema, não podendo ter assinado nenhum roteiro de longa já exibido em festival ou mostra de cinema, o que deverá ser confirmado através do Termo de Responsabilidade disponível aqui, preenchido e enviado pelo participante no ato de inscrição.

2) DATA E LOCAL

2.1 A primeira edição da Mostra Competitiva de Curtas-metragens do ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual 2017 acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, RJ, de 14 a 18 de agosto de 2017 na Escola de Cinema Darcy Ribeiro.

3) INSCRIÇÕES

3.1 A inscrição no Mostra Competitiva de Curtas-metragens é gratuita.

3.2 Estão habilitados a participar mulheres e homens maiores de 18 anos, residentes em todo o Brasil.

3.3 Serão aceitos filmes de ficção e documentários, provenientes do território brasileiro.

3.4 Só serão aceitos filmes falados em português, podendo haver apenas expressões em outras línguas.

3.5 Cada participante poderá inscrever até 03 (três) filmes. Para cada filme será contabilizada uma nova inscrição.

3.6 Os filmes inscritos na Mostra Competitiva deverão obedecer os seguintes critérios:
a) Possuir até 20 (vinte) minutos de duração, incluindo créditos,
b) Possuir formato digital em FULL HD para exibição,
c) Não ter sido exibido publicamente antes do dia 1º de janeiro de 2015.

3.7 A inscrição nesta Mostra dar-se-á através do envio em um único e-mail (por filme) dos seguintes itens para o e-mail rotamostra@gmail.com:
a) Formulário de Inscrição na Mostra Competitiva disponível no site do ROTA, devidamente preenchido, sendo desclassificado o inscrito com formulário incompleto,
b) Cópia do RG,
c) comprovante de matrícula em Escola, Curso ou Faculdade de Cinema ou Comunicação ou Termo de Responsabilidade (clique para fazer o download), preenchido e assinado pelo inscrito.

3.8 Os documentos mencionados acima (formulário, cópia do RG, comprovante de matrícula ou termo de responsabilidade) deverão ser enviados juntos com a inscrição, em anexo,  escaneados e em formato PDF. Não será aceita nenhuma documentação enviada após o encerramento do prazo de inscrições.

3.9 As inscrições para a Mostra estarão abertas das 00h00, horário de Brasília, de 21 de maio até as 23h59 de 18 de junho de 2017.

3.10 A organização do ROTA tem autonomia para prorrogar, ou não, o prazo de inscrição de acordo com a necessidade do evento.

3.11 O ROTA não se responsabiliza por quaisquer despesas referentes à participação dos participantes nesta Mostra.

3.12 Inscrições incompletas serão desclassificadas e, portanto, não serão objeto de análise pela Curadoria em qualquer instância.

3.13 O ROTA não se responsabiliza pelas consequências de quaisquer informações inverídicas que venham a ser apresentadas por participantes desta Mostra, reservando-se a prerrogativa de desclassificar, a qualquer momento, os responsáveis por quaisquer infrações do presente Regulamento.

3.14 Ao inscrever seu(s) filme(s), o participante afirma anuência e concordância com os termos constantes deste Regulamento, afirmando ainda que todas as informações fornecidas à organização do ROTA por ocasião dessa inscrição são verdadeiras.

3.15 A inscrição será confirmada através do e-mail fornecido pelo inscrito no Formulário de Inscrição na Mostra Competitiva.

3.16 No ato da inscrição, o responsável pela mesma autoriza o ROTA, através de seus organizadores, a divulgarem a exibição do filme, por meio de fotos, frames e/ou trechos do curta-metragem solicitados pelos organizadores da Mostra no ato desta inscrição, bem como os nomes relacionados na ficha técnica.

3.17 Os realizadores encarregados das inscrições das obras audiovisuais devem ter a garantia da obtenção e liberação de direitos conexos relativos à inclusão de obras musicais e audiovisuais e imagem e som de voz de indivíduos porventura incluídos na obra inscrita, sendo inteiramente responsáveis por quaisquer ônus decorrentes da ausência de tais liberações.

4) PROCESSO SELETIVO

4.1 Habilitação: etapa em que será verificado se todas as informações e documentos obrigatórios foram enviados. Apenas os projetos habilitados passarão para etapa de seleção.

4.2 Seleção: será feita por uma Comissão de Curadores composta por 05 (cinco) profissionais, que irá eleger no mínimo 12 (doze) filmes semi-finalistas.

4.3 A Curadoria será composta por profissionais atuantes no mercado audiovisual escolhidos pela organização do ROTA. As decisões da Curadoria são soberanas e irrecorríveis.

4.4 A divulgação dos filmes selecionados para a Mostra será feita através do endereço de e-mail informado no Formulário de Inscrição na Mostra Competitiva.

4.5 Os filmes selecionados para a Mostra também serão divulgados no blog do ROTA e nas páginas das redes sociais do ROTA (Facebook, Instagram, Twitter e G+) até o dia 07 de agosto de 2017.

4.6 A organização do ROTA reserva-se o direito de selecionar e premiar, ou não, quaisquer filmes, conservando para si todas as prerrogativas referentes a esses processos de seleção, inclusive a de não premiar ou selecionar os filmes para quaisquer prêmios.

5) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

5.1 Critérios que serão utilizados na avaliação dos filmes:
a) Qualidade da estrutura narrativa;
b) Qualidade da construção de personagens;
c) Qualidade da construção dos diálogos;
d) Qualidade, densidade e relevância do(s) protagonista(s);
e) Qualidade, densidade e relevância das demais personagens (quando houver).

5.2 A Comissão da Curadoria será orientada a utilizar uma pontuação de 1-10 para cada um dos critérios de avaliação estipulados neste Regulamento.

6) PREMIAÇÃO

6.1 Os filmes selecionados concorrerão a 04 (quatro) prêmios:
a) Melhor Roteiro Ficção do Juri Oficial: troféu e parecer resumido do Júri;
b) Melhor Roteiro Documentário do Juri Oficial: troféu e parecer resumido do Júri;
c) Melhor Roteiro Ficção do Juri Popular: troféu e parecer resumido do Júri;
d) Melhor Roteiro Documentário do Juri Popular: troféu e parecer resumido do Júri;
e) Caso o ROTA consiga bater a meta do financiamento coletivo no Catarse, o vencedor de cada categoria (a,b,c,d) também receberá o valor de R$ 500,00 (quinhentos reais).

6.2 Outras premiações paralelas poderão ser criadas e serão divulgadas através do blog e páginas das redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e G+)  do ROTA.

6.3 A escolha dos premiados nas duas primeiras categorias citadas acima será feita pelo Júri Oficial e as duas últimas pelo público das sessões, o Júri Popular.

6.4 O Júri Oficial será composto por 04 (quatro) profissionais atuantes no mercado audiovisual e um estudante, escolhidos pela organização da Mostra.

6.5 O resultado das premiações do Júri Oficial e do Júri Popular será divulgado na Premiação do Festival que acontecerá no dia 18 de agosto de 2017 e posteriormente publicado no blog e páginas das redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e G+)  do ROTA.

6.6 A escolha dos 04 (quatro) filmes vencedores da Mostra, será de exclusiva responsabilidade do Júri. Estas decisões serão soberanas e irrecorríveis, não cabendo recursos.

7) OUTROS

7.1 Situações excepcionais ou casos omissos a este regulamento serão decididos pela organização do ROTA.

8) CONTATOS

8.1 Dúvidas decorrentes do presente regulamento deverão ser encaminhadas ao e-mail: rotamostra@gmail.com.

8.2 Para acompanhar as notícias do ROTA acesse:
Facebook: https://www.facebook.com/rotafestival/
Blog: http://rotafestival.com
Instagram: @rotafestival
Twitter: @rotafestival