Regulamento | Concurso de Roteiros de Curtas-metragens

**Retificação do Regulamento do Concurso de Roteiros de Curtas-Metragens (29/05/2017)

No item 1.2, onde se lê:

Por estudante entende-se o aluno devidamente matriculado em uma Escola, Curso ou Faculdade de Cinema ou Educação dentro do período de inscrição do Concurso de Roteiros de Curtas-metragens do ROTA 2017.

Leia-se:

Por estudante entende-se o aluno devidamente matriculado em uma Escola, Curso ou Faculdade dentro do período de inscrição do Concurso de Roteiros de Curtas-metragens do ROTA 2017.

A versão original pode ser acessada nesse link. A seguir, o Regulamento do Concurso de Roteiros de Curtas-Metragens, retificado:


Regulamento do Concurso de Roteiros de Curtas-metragens

1) OBJETIVO

1.1 O Concurso de Roteiro de Curtas-metragens do ROTA 2017 tem o objetivo de promover, valorizar e qualificar bons roteiros de estudantes e iniciantes nas categorias curtametragem de ficção, contribuindo com seu desenvolvimento e abrindo portas para sua eventual realização.

 1.2 Por estudante entende-se o aluno devidamente matriculado em uma Escola, Curso ou Faculdade, dentro do período de inscrição do Concurso de Roteiros de Curtas-metragens do ROTA 2017.

1.3 Por iniciante entende-se o roteirista que tem até no máximo 03 (três) roteiros de curtas-metragens filmados e exibidos em festival ou mostra de cinema, não podendo ter nenhum roteiro de longa já exibido em festival ou mostra de cinema, o que deverá ser confirmado através do Termo de Responsabilidade (disponível aqui), preenchido, assinado e enviado pelo concorrente no ato de inscrição.

2) INSCRIÇÕES

2.1 A inscrição do Concurso de Roteiro de Curtas-metragens do ROTA 2017 é gratuita.

2.2 Estão habilitados a participar roteiristas estudantes e iniciantes, mulheres e homens maiores de 18 anos, residentes em todo o Brasil, inscritos sob pseudônimo.

2.3 Só serão aceitos roteiros escritos em português, podendo haver apenas expressões em outras línguas.

2.4 Cada concorrente poderá inscrever até 03 (três) roteiros. Para cada roteiro será contabilizada uma nova inscrição.

2.5 A inscrição neste Concurso dar-se-á através do envio dos seguintes itens para o e-mail rotaconcurso@gmail.com:

  1. a) Formulário de Inscrição do Concurso de Roteiros disponível no site do ROTA preenchido,
    b)cópia do RG,
    c) comprovante de registro na Biblioteca Nacional (ou do protocolo do registro),
    d) roteiro de até 20 (vinte) páginas, seguindo formatação profissional (padrão Master Scenes),
    e) sinopse de até 05 (cinco) linhas,
    f) perfil dos personagens,
    g) carta de autorização do(s) coautor(es), caso se aplique,
    h) documento que comprove a liberação dos direitos, caso se aplique,
    i) Termo de Responsabilidade (disponível aqui) do iniciante preenchido.

2.6 Todos os documentos mencionados acima deverão ser enviados em formato PDF em um único e-mail para o endereço rotaconcurso@gmail.com. Não será aceita nenhuma documentação enviada após o encerramento do prazo de inscrições.

2.7 O ROTA não se responsabiliza por qualquer situação decorrente da ausência de registro na Biblioteca Nacional.

2.8  As inscrições para o Concurso estarão abertas das 00h00, horário de Brasília, de 21 de maio até as 23h59 de 18 de junho de 2017.

2.9 A organização do ROTA também se reserva o direito de prorrogar o prazo de inscrições, conforme julgue adequado, anunciando tal informação em seus canais de comunicação em um período mínimo de 05 (cinco) dias antes do prazo anteriormente citado.

2.10 O ROTA não se responsabiliza por quaisquer despesas referentes à participação de roteiros e roteiristas neste Concurso.

2.11 Inscrições incompletas serão desclassificadas e, portanto, não serão objeto de análise pela Curadoria em qualquer instância.

 2.12 O ROTA não se responsabiliza pelas consequências de quaisquer informações inverídicas que venham a ser apresentadas por roteiristas participantes deste Concurso, reservando-se a prerrogativa de desclassificar, a qualquer momento, os responsáveis por quaisquer infrações do presente Regulamento.

2.13 Ao inscrever seu(s) roteiro(s), o roteirista afirma anuência e concordância com os termos constantes deste Regulamento, afirmando ainda que todas as informações fornecidas à organização do ROTA por ocasião dessa inscrição são verdadeiras.

2.14 A inscrição será confirmada através do endereço de e-mail informado no formulário do concurso, download aqui: Formulário do Concurso de Roteiros

3) PROCESSO SELETIVO

3.1 Habilitação: nesta etapa será verificado se todas as informações e documentos obrigatórios foram enviados, bem como se os roteiros inscritos foram apresentados de acordo com a formatação profissional (Padrão Master Scenes).

3.1.1 Apenas os projetos habilitados passarão para a etapa de seleção e serão avaliados.

3.2 Seleção: realizada em duas etapas, terá na primeira delas uma Comissão de Curadores, que irá eleger no mínimo 10 (dez) e no máximo 20 (vinte) roteiros semi-finalistas. Na segunda etapa de seleção, um Júri elegerá 05 (cinco) roteiros finalistas e dentre eles os 03 (três) roteiros premiados.

3.2.1 O Júri e a Curadoria serão compostos por profissionais atuantes no mercado audiovisual escolhidos pela organização do ROTA.

3.3 A comunicação dos roteiros selecionados para a segunda etapa de seleção será feita através do endereço de e-mail informado no Formulário do Concurso de Roteiros.

3.4  Os roteiros semifinalistas e os 05 (cinco) finalistas também serão divulgados no blog do ROTA, assim como nas páginas do ROTA nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e G+). Os semifinalistas no dia 25 de julho de 2017, e os 05 (cinco) finalistas no dia 07 de agosto de 2017. Já os 03 (três) roteiros vencedores serão divulgados na premiação do ROTA no dia 18 de agosto de 2017 e, posteriormente, no site e nas páginas do ROTA no Facebook, Instagram, Twitter e G+.

3.5 Todos os roteiros habilitados receberão por e-mail sua pontuação global resultante do processo seletivo.

3.6 A escolha dos 03 (três) roteiros vencedores do Concurso, bem como dos roteiros finalistas e dos premiados, será de exclusiva responsabilidade da Curadoria e do Júri do Concurso. Estas decisões serão soberanas e irrecorríveis.

3.7 A organização do ROTA reserva-se o direito de selecionar e premiar, ou não, quaisquer roteiros, conservando para si todas as prerrogativas referentes a esses processos de seleção, inclusive a de não premiar ou selecionar os roteiros para quaisquer prêmios.

4) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

4.1 Critérios que serão utilizados na avaliação dos roteiros:
a) Qualidade da estrutura narrativa;
b) Qualidade da construção de personagens;
c) Qualidade da construção dos diálogos;
d) Qualidade, densidade e relevância do(s) protagonista(s);
e) Qualidade, densidade e relevância das demais personagens (quando houver).

4.2 A Comissão de Seleção e o Júri serão orientados a utilizar uma pontuação de 1-10 para cada um dos critérios de avaliação estipulados neste Regulamento.

5) PREMIAÇÃO

5.1 Os roteiros finalistas concorrerão a 03 (três) prêmios:
a) Melhor Roteiro de Curta-metragem: troféu e parecer resumido do Júri.
b) Melhor Diálogo: troféu e parecer resumido do Júri.
c) Melhor Personagem: troféu e parecer resumido do Júri.
d) Caso o ROTA consiga bater a meta do financiamento coletivo no Catarse, o vencedor da categoria Melhor Roteiro de Curta-metragem também receberá o valor de R$500,00 (quinhentos reais).

5.2 Outras premiações paralelas poderão ser criadas e serão divulgadas através do blog e das páginas do ROTA no Facebook, Instagram, Twitter e G+.

6) CONTRAPARTIDA

6.1 Como contrapartida é exigida a inclusão da logo do ROTA nos créditos de abertura e de encerramento do filme que venha a ser produzido a partir de um roteiro premiado, assim como a inserção da mesma logo nas edições impressas de roteiros premiados que venham a ser publicados comercialmente ou não.

7) CONTATOS

7.1 Dúvidas decorrentes do presente regulamento deverão ser encaminhadas ao e-mail: rotaconcurso@gmail.com

7.2 Para acompanhar as notícias do ROTA acesse:
Facebook: https://www.facebook.com/rotafestival/
Blog: http://rotafestival.com
Instagram: @rotafestival
Twitter: @rotafestiva